domingo, 9 de setembro de 2007

Preços abusivos na banda larga

O Flanar já abordou o assunto inúmeras vezes. Mas os preços dos serviços de banda larga praticados no país, agora começam a chamar a atenção da imprensa especializada de maneira mais contudente.
O Webinsider publica uma pesquisa de preços realizada pele Telcomp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).
Na pesquisa, entre inúmeros flagrantes de abuso, uma constatação alarmante: a taxa de megabits/s contratada em Manaus é 395 vezes mais cara que a mesma velocidade disponibilizada no Japão.
De acordo com posts anteriores sobre o assunto no Flanar, o artigo reclama da ineficiência do governo federal em fomentar mecanismos que ampliem a concorrência, contribuindo de maneira decisiva para a redução nos preços no setor.

Para Luis Cuza, presidente executivo da TelComp, o principal problema é a inoperância do setor público em não cumprir o que está previsto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei n° 9.472/97). “O governo federal, por meio das agências reguladoras, deve implementar as ferramentas de competição já previstas em Lei e Decreto e atuar de forma mais firme nas questões de fusões e aquisições dos players do mercado. A concorrência propicia melhores preços e serviços. É necessário criar mecanismos que promovam esse movimento e, desta forma, o Brasil contará com serviços de qualidade e com custos mais acessíveis”, aponta.

Nenhum comentário: