segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Duas luas: pura bobagem

Astrônomo amador fornece a argumentação básica que derruba definitivamente o boato das duas luas.
Por favor, não dê mais prosseguimento a esta corrente boba e infantil, que na verdade está recirculando na internet desde 27 de agosto de 2003! Ao receber esta bobagem, apague de imediato.
E não mande correntes a ninguém. Trata-se de um péssimo hábito e fornece ao destinatário um traço indesejável de sua personalidade: acredito facilmente em boatos.

O diâmetro de Marte é 6786 km.O diâmetro da Lua é 3475 km.Só por isso já percebemos que Marte tem o dobro do diâmetro da Lua.Mas a idéia deste famigerado email que circula por aí é que o diâmetro aparente de Marte ficaria com o mesmo diâmetro aparente da Lua, isto é, Marte se aproximaria da Terra de tal forma que pareceria ter o mesmo diâmetro da Lua.Ora, como o diâmetro de Marte é o dobro do da Lua, então Marte teria que ficar no dobro da distância da Lua para que aparentemente tivesse o mesmo diâmetro. Como a Lua está em média 380 mil km da Terra, Marte teria que ficar a 760 mil km da Terra para que isso acontecesse.A menor distância que Marte chega da Terra foi 55,9 milhões de km em 27 de agosto de 2003. Prestem atenção:Lua >> 380 MIL kmMarte >> 55,9 MILHÕES de kmEsta boataria começou após passagem de Marte pelo ponto mais próximo da Terra em 27 de agosto de 2003. Naquela data Marte esteve cerca de 0,5 milhões de km mais próximo que outras passagens próximas (em média nestas ocasiões Marte passa a 56 ou 57 milhões de km). Isso chamou muito a atenção da mídia e quem não entende de astronomia logo começou a imaginar catástrofes e sinais apocalípticos. Tudo bobagem, as órbitas dos planetas são mito bem conhecidas e podem ser previstas com altíssima precisão por milhares de anos.Mas alguém ignorante ou mal intencionado resolveu criar esta mensagem sobre Marte, alterando alguns dados. Disse que Marte ficaria do tamanho da Lua sem explicar que seria necessário usar uma luneta com ampliação de 75x para observar Marte e comparar com a Lua a olho nu (sem ampliação). E ainda resolveu que este fenômeno aconteceria todo dia 27 de agosto de qualquer ano.Mas Marte só passa perto da Terra a cada 2 anos e 2 meses, não poderia ser todo anos na mesma data. Além disso, como falei acima, as distância variam e sempre para mais que estes 55 milhões de km indo até 100 milhões de km em outras passagens pois a órbita de Marte é bastante elíptica.Após a passagem de agosto de 2003, Marte passou peto da Terra em outubro de 2005 e voltará a passar, nem tão perto, em dezembro de 2007. Todos vocês poderão ver Marte no final deste ano como uma estrela avermelhada nascendo no leste logo após anoitecer. Vejam e comprovem que este email famigerado é bobagem pura.

Nenhum comentário: