quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Beckmann

Com pesar li no Diário do Pará a notícia do falecimento do Professor Clodoaldo Beckmann, ontem, aos oitenta anos. Professor Emérito de Introdução à Cirurgia, fundador do Curso de Biblioteconomia da UFPA, Pro-reitor de Planejamento dessa Universidade, membro do Conselho Estadual de Cultura e do Colégio Brasileiro de Cirurgia, Beckmann era dono de uma personalidade especial, exercitada às vezes com inesperada irreverência conservadora. Os alunos a que ensinou e orientou certamente possuem elenco de episódios que comporiam uma crónica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará.
Por exemplo, estávamos no quinto ano de medicina, quando eu e mais uns quatro ex-alunos do professor o procuramos na Pro-reitoria para pedir-lhe orientação sobre internato (estágio de sexto-ano) em centros do sudeste. Rapidamente ele fez os contatos e providenciou cartas que nos garantiram internato nos hospitais do hoje extinto INAMPS em São Paulo e da Santa Casa de Misericórdia do RJ.
Já estávamos quase de saída, quando lembramos de pedir por um colega que militava no movimento estudantil e ex-vizinho dele no Edifício Gualo. Incontinenti Beckmann redarguiu com veemência: NÃO, ele é do PT! O PT que providencie estágio para ele! Iniciou-se um debate em que explicamos que o professor estava enganado, o colega não era do PT (na verdade simpatizante do PCB). Ao final, Beckmann aquiesceu, fez os telefonemas, redigiu a recomendação com igual alegria e satisfação que antes fizera para nós.
Passaram-se dezesseis anos e aquele colega agora dirigia a SESMA, representando o PPS no segundo governo Edmilson. Eis que encontro o Professor Beckmann no lançamento de um livro sobre medicina, que não guardei o nome. Cumprimentamo-nos e lá pelas tantas ele se sai com essa: Viu como ele era do PT!? É secretário de saúde do Edmilson!!! De nada adiantaria eu explicar que o Amaury nunca foi do PT, fora do PCB e agora militava do PPS. Se o fizesse, ele daria aquele tapinha no meu ombro e diria: Menino, é tudo a mesma coisa... não tem diferença.
Com tristeza e carinho sou obrigado a escrever-lhe essa última linha: Descanse em paz, Mestre.

5 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Realmente um perda irreparável. Todo ser humano é único. Mas alguns, são raridade. E vc fez uma ótima homenagem, relembrando o episódio do "mano" Amaury.
Abs

Anônimo disse...

Esta é a grande vantegem da morte: há sempre algo de bom para ser lembrado, ainda que episódios menos "engraçados" possam ser maioria.

Itajaí disse...

A tua observação me fez lembrar um caso. Um grupo de antropólogos resolveu filmar um cruzamento de uma metrópole. Depois, reuniram um grupo de aborígenes e passaram o filme para eles. Depois perguntaram o que mais havia lhes chamado a atenção na projeção. E a resposta foi desconcertante:
Uma galinha.
Como?!
Uma galinha! Estava lá... no filme!
Os antropólogos não acreditaram. Impossível haver o registro de uma galinha naquele cruzamento infernal! Mais ainda na hora do rush.
Repassaram o filme e para surpresa de todos lá estava a tal galinha, calmamente andando na calçada.
Conto isso, porque acho que todos nós vemos no outro mais o lado que de perto todos temos, não raras vezes casmurrento.
Mas, junto com ele, sempre existe o bom, ainda que obscuro e notado por pessoas não poucas vezes alheias ao nosso convívio pessoal e profissional.
Trata-se de encontrar o 1% que permite que trabalhes e convivas com uma pessoa, ainda que desagrades dela em 99%. Ainda assim é possível interagir e conviver com ela de forma cavalheiresca. Depois, quem está nos enta, meu amigo, não deve fazer inimigos. Bastam aqueles que arrumamos nos arroubos da juventude.

Blog Xingu Vivo disse...

Visitem
http://xinguvivo.blogspot.com/

Unknown disse...

Embaixador Oliver, o Clodoaldo era assim mesmo.