terça-feira, 17 de julho de 2007

Música dos 50

Olha, posso garantir que o registro fonográfico e a seleção musical é representativa e da melhor qualidade. A Som Livre lançou um conjunto de dez cds individuais de dez grandes vozes da música brasileira. É gente que na maioria deslanchou nos idos 50, época de ouro do romantismo, do cheek to cheek nas boates (frequentadas por pessoas adultas), regadas a uísque contrabandeado White Horse e Ballantines.
Alguns são muito raros de se ouvir hoje: Tito Madi, Agostinho dos Santos (morto em um dos piores acidentes da aviação francesa, em Orly, aos 41 anos), Elza Laranjeira (esposa dele), Leny Eversong (praticamente especialista em música americana), Nora Ney, Jorge Goulart, Helena Lima, Dick Farney (grande pianista de jazz, mais conhecido como cantor), além de outros ainda com títulos acessíveis em catálogo, como Elizeth Cardoso, Cauby, Angela Maria, Miltinho, Cláudia, Maysa e Alaíde Costa.
Essas personalidades musicais extraordinárias praticamente saíram de mercado com o advento da Jovem Guarda e das canções de protestos nos anos de ditadura militar no país, tornando-se cada vez mais raro encontrá-los no mercado. Nesse momento estou ouvindo o paulista Agostinho dos Santos, em sua interpretação antológica para o clássico Manhã de Carnaval.

Nenhum comentário: