terça-feira, 19 de junho de 2007

Sai acordo com os estudantes da UFPa

O Divulga UFPa acaba de tornar público os termos do acordo firmado na reunião de ontem à noite entre a UFPa e os estudantes que ocupam a Reitoria desde a semana passada.
Leia a íntegra, segundo documento do Magnífico Reitor.

COMPROMISSOS ACORDADOS PELO REITOR

1. Submeter ao CONSAD, no início do segundo semestre de 2007, nova Comissão de constituição paritária entre as categorias da Universidade visando regulamentar as atividades culturais do movimento estudantil no espaço do ?Vadião?. Para isto até o final do primeiro semestre de 2007, deverá ser mantida a agenda cultural já assumida pelos alunos, ficando sob condição de sua realização o controle de entrada mediante apresentação de carteira de estudante da UFPA, identificação correspondente ou de documento de cortesia do DCE, por apenas um portão de acesso ao Campus, a partir de vinte horas do dia em que for realizada a atividade cultural. A UFPA manterá seus vigilantes no espaço referente. Se, ao longo dessas atividades, for registrado algum fato que desabone o comportamento das pessoas presentes, incluindo atitudes desrespeitosas aos vigilantes, o Magnífico Reitor convocará a Diretoria do DCE para reavaliar tal decisão.

2. Abrir licitação pública, no início do segundo semestre de 2007, para recuperar a ponte de acesso de pedestres que liga os Campus Básico e o Campus Profissional.

3. Adquirir, entre o próximo semestre e o início de 2008, bebedouros elétricos para cada bloco de salas de aula do Campus Profissional.

4. Abrir licitação pública para reformar a cantina do Campus Profissional. Avaliar, de comum acordo com a PROAD e a direção do RU, a possibilidade de fazer da cantina do Profissional um ponto de distribuição do Restaurante Universitário.

5. Lotar, no período noturno, nas Unidades Acadêmicas da UFPA, os servidores técnico-administrativos a serem contratados no próximo concurso público, visando atender necessidades acadêmicas dos alunos.

6. Submeter ao CONSUN, de acordo com exigências do Programa, a adesão da UFPA ao REUNI. O Reitor recomenda que todas as categorias, devidamente organizadas, devem discutir o REUNI antes do encaminhamento ao CONSUN, por seus Conselheiros representantes, alertando que, quanto mais cedo a UFPA encaminhar seu projeto ao MEC, maiores condições de financiamento terá.

7. Garantir a reforma da Resolução nº 580/CONSEP, em vista da criação de um novo regime acadêmico mais flexível e atento às especificidades de cada curso.

8. Não punir os alunos pela ocupação do prédio da Reitoria.

Entretanto, se vigilantes agredidos por estudantes envolvidos na ocupação formalizarem processos para apurar responsabilidades, como gestor público que é, dará os encaminhamentos devidos.

São estes os itens acordados em vista de sua realização, 80%, inclusive, já previstos previamente nos planos da Administração Superior para execução nos próximos meses.

Todas as ações e providências serão efetivadas tendo por contrapartida, também acordada na reunião do dia 18 de junho de 2007, o respeito e o zelo, da parte do movimento estudantil, pelos eventos comemorativos dos 50 anos da UFPA, previstos na programação oficial.

Belém, 19 de junho de 2007.

Prof. Dr. Alex Fiúza de Mello

Reitor

Um comentário:

Eduardo André Risuenho Lauande disse...

Prova mais uma vez a imensa capacidade de diálogo do Alex.