terça-feira, 5 de junho de 2007

Curiosidades da web



Ontem, fiz uma coisa cada vez mais rara: acessei a internete utilizando o Internet Explorer 7. Faço isto de vez em quando, para checar o visual do Flanar, escaldado com fenômenos do passado. Iniciei minha navegação acessando o GMail. E para meu deleite, fui surpreendido com a mensagem acima.
Se a moda pega, o que mais encontraremos no futuro?

6 comentários:

morenocris disse...

Passei por aqui várias vezes durante o dia.
O que isso significa?
Tive coragem de perguntar.

Beijos.

Carlos Barretto  disse...

É que para abrir as mensagens no Gmail, ele necessita abrir outra pequena janelinha, que é chamada de "pop up" no IE. E se vc tiver um bloqueador de pop ups, não conseguirá abri-la. Trata-se na verdade, de uma medida de segurança uma vez que alguns sítios maldosos, podem abrir-lhe muitas delas sem que vc deseje. O que não é o caso do Gmail, é claro.
O bloqueador de pop ups faz parte das últimas versões do IE e ele apresenta uma mensagem na parte superior do sítio, solicitando sua autorização para abrir a pop up. No caso específico do Gmail clique em "Sempre permitir pop ups deste site" e nunca mais receberá esta mensagem bem humorada. O mesmo vale para outros sítios que vc confie.
A barra de ferramentas do Google, um indispensável acessório para os navegadores, também possui um bloqueador de pop ups, onde vc deverá clicar no botão correto para autorizar o pop up do Gmail.
Alguns softwares de segurança também podem bloquear pop ups, contudo, as versões mais recentes são algo mais inteligentes e não bloquearão o Gmail.
No mais, não se preocupe.
Apenas divirta-se!
Bjs

morenocris disse...

Legal Flanar...valeu...

Beijos.

Ivan Daniel disse...

Engraçado, eu faço o contrário. Uso o IE 7, mas de vez em quando navego com o firefox, e acabo encontrando muitos sites com erros, inclusive o meu blog :P
Não sei como fazer o firefox carregar os sites sem mostrar erros.

Carlos Barretto  disse...

Vc tem razão, Ivan. O Firefox apresenta alguns problemas de visualização de sítios. Mas aí temos uma explicação diferente que deve melhorar seu entendimento sobre os tais "defeitos".
Existe um órgão regulador internacional que estabelece um padrão para desenvolvimento de páginas web (me foge a memória neste momento o nome). Neste padrão, normas são criadas justamente para que nosso blog, por exemplo, seja vista da mesma maneira no IE, Firefox, Opera, Mozilla, Safari, enfim, em todos os navegadores disponíveis no mercado.
Garanto a vc que todos os navegadores citados à excessão do Internet Explorer, cumprem os padrões.
A Microsoft, aproveitando-se de sua posição hegemônica no mercado (inclusive pelo fato de embutir seu IE no sistema operacional), simplesmente ignora estes padrões há vários anos.
E aí, o efeito, é exatamente este que vc e todos nós percebemos.
Para complicar mais as coisas, os desenvolvedores web, forçados pela hegemonia da MS, acabam por desenvolvê-los tendo em vista o navegador líder do mercado.
É justa esta situação ou seria concorrência desleal?

Carlos Barretto  disse...

A propósito, o órgão que regula os padrões de desenvolvimento web é o W3C, também chamado de World Wide Web Consortium situado em http://www.w3.org/.
Abs