segunda-feira, 14 de maio de 2007

Pedras e doenças no caminho


Donald H. Rumsfeld e Giuliani
Foto: Suzanne Plunkett/Associated Press

O ex-prefeito republicano Rudolph W. Giuliani, aclamado como herói por sua sólida participação na gestão da cidade de New York durante e após os atentados de 11 de setembro, é o foco de uma ampla reportagem hoje no The New York Times.
Motivo: mais de 2000 bombeiros e 70% dos cerca de 10.000 trabalhadores envolvidos na recuperação do chamado ground zero estão com doenças respiratórias, provocadas pela aspiração de poeira e material tóxico dispersos no ar.
Organizações federais americanas, experimentadas em rescaldo seguro em desabamentos, presentes quase que de imediato no local, teriam tido seu trabalho limitado pela atuação de Giuliani, que teria tomado para si a missão, priorizando o rápido retorno da cidade à normalidade, desconsiderando a maneira segura de fazê-lo. Membro de uma destas oganizações afirma que Giuliani teria atuado como um "ditador benevolente".
De fato, o trabalho de limpeza do ground zero, previsto inicialmente para 30 meses, acabou finalizado em apenas 9 meses.
O uso de máscaras de proteção não teria sido adequadamente estimulado entre os trabalhadores que atuaram na área do World Trade Center. Segundo afirmam alguns na reportagem do NYT, a questão não é que as pessoas andassem por lá dizendo: "não façam isso de forma segura!". Mas haveria uma tentativa unificada de fazer tudo o mais rápido possível e qualquer coisa no caminho desta diretriz, tendia a ser ignorada.
A prefeitura de Nova Iorque está sendo acionada por milhares de bombeiros, policiais e trabalhadores por negligência. Nesta hora, tem que aparecer um responsável. O ex-prefeito parece estar na reta.
Não podemos também esquecer que Giuliani sonha com a presidência dos EUA.
Leia a íntegra da reportagem do The New York Times.

Nenhum comentário: