terça-feira, 22 de maio de 2007

IndignAÇÃO

Edyr Augusto em seu Polaroads, escreve um texto magnífico sobre nossa tão querida cidade. Um repto de indigNAÇÃO. Ou indignAÇÃO. Como queiram.
Um quase desabafo contra a desordem absoluta do centro urbano e da periferia. Comparada a Belém de 1920, de Dalcídio Jurandir, ampliam-se os contrastes e evidenciam-se os maus tratos.
Algo que simplesmente, não podemos deixar de ler.

(...)E nossa cidade? O que resta dela. Para mim, que moro na Presidente Vargas, a caminhada diária em direção ao meu trabalho é um tormento estético. Impossível não sofrer ao perceber a cada dia, em escala crescente, a agressão perpetrada pelas pessoas, pela falta de lei, autoridade, pelo egoísmo, nosso principal traço, esse nosso lento regressar à selva, livre território, sem ruas, calçadas, sinais, nada demarcado, terra de ninguém, onde qualquer um faz o que quer onde bem quiser. (...)

Leia a íntegra do post Belém do Pará, clicando aqui.

PS: criativo o nome do blog, possivelmente uma alusão a uma antiga maravilha da fotografia instantânea: as câmeras POLAROID, hoje enterradas para sempre com o advento da câmera digital. Construindo então o termo Polaroads, Edyr dá asas a imaginação de seus visitantes.
Quem não se lembraria também de Jack Kerouac com seu livro On the Road impulsionando a chamada geração beat?

3 comentários:

Itajaí disse...

Belo texto de Edyr "Polaroads" Augusto. Foi o mesmo sentimento experimentado quando visitei Belém da última vez. Especialmente quando andei desde a Padre Eutíquio a Carlos Gomes, flanando pela Trindade, praça que um dia foi das mais aprazíveis, singularmente emoldurada por um conjunto de casas com estilos distanciados entre si, ainda que por acaso equilibrados.
Não a propósito dessas nossas reminiscências citadinas, iniciei a leitura de "Istambul". Escrito por Orhan Pamuk, escritor turco e Nobel de Literatura (2006), trata das mesmas dores de que estamos falando. Recomendo a leitura.

Carlos Barretto  disse...

By the way, Edyr. BLOSSOM DEARIE é ótima. Pena que no cipoal de opções, acabei encontrando alguns remixes estranhos, mas também interessantes para dançar.
Abs

Anônimo disse...

Obrigado pelas visitas!
Edyr