segunda-feira, 21 de maio de 2007

15 dias com MAC


Área de trabalho do MAC OS.

Após 15 dias utilizando o Macbook, já podemos dar algumas impressões sobre seu funcionamento e minha adaptação ao MAC OS.
A máquina é lindíssima e chama a atenção em qualquer lugar. Mas não basta a beleza. Vamos ao funcionamento.
1) 512 de memória RAM é muito pouco para meu perfil. Talvez seja o suficiente para textos e internet. Se desejar editar fotos com o Photoshop, indispensável o upgrade para no mínimo 1 gbyte de memória. Para o Windows Vista então, nem preciso falar. Melhor seria, desde o início, investir no modelo Macbook com 1 giga que custa cerca de 500 dólares a mais, ou então partir para a versão PRO, com telas entre 15 e 17 polegadas, que além de possuírem dispositivos gráficos offboard, ainda vem com bastante memória, um enorme HD e um leitor ótico do tipo superdrive (gravador de CD e DVD).
2) Para Mac OS temos disponíveis o Photoshop CS, Ilustrator, Office 2004, MSN Messenger (Microsoft) entre outros softwares que fazem analogamente tudo aquilo que encontramos no Windows.
3) A adaptação ao MAC OS é absolutamente simples. Escandalosamente simples para ser mais sincero.
4) Trabalhar sem preocupação com antivírus ou firewall - que consomem aos montes os recursos nos sistemas Windows - é, para dizer o mínimo, mágico.
5) A compatibilidade com o iPod é absolutamente fantástica. Muito mais rápida e ágil do que no Windows.
6) Ainda não consegui sincronizar meu Pocket PC no Mac OS. Terei que adquirir um programa específico para isto. O mesmo não parece acontecer com os handhelds Palm OS. Contudo, a comodidade de instalar o Windows Vista na mesma máquina, vai evitando esta despesa adicional.
7) O iPhoto é um aplicativo excelente para lidar com as imagens que descarrego da câmera digital. Mas não possue todos os recursos que costumo lançar mão em outros aplicativos como o Photoshop, para editar, redimensionar e melhorar as imagens. É apenas básico. Mas bastante interessante.
8) O Microsoft Entourage, que faz parte da suíte Office 2004 para MAC OS, seria o possível análogo do Outlook no Windows. Mas, pasmem!
NÃO é possível importar facilmente os contatos e compromissos do Outlook para o Entourage. Mesmo que a Microsoft seja a fabricante de ambos os softwares.
Não é incrível?!

Nenhum comentário: