sábado, 28 de abril de 2007

Densa e frágil

Tinha olhos mais fatais que aqueles inventados por Machado de Assis para Capitú. Na época em que as boates eram espaços privilegiados de cultura musical, reinou absoluta com sua voz singular, elegância e forte presença cênica.
Maysa viveu intensamente. Com a paixão das tragédias das grandes divas fez história, vivida quase sempre só numa multidão de amores.
Um acidente mortal na ponte Rio-Niterói separou-a para sempre dos microfones e dos palcos; do filho, o futuro diretor de cinema e televisão Jaime Monjardim, e libertou-a em definitivo das angústias existenciais e do etilismo que tanto a maltrataram e lhe inspiraram o canto.
A biografia honesta desta grande cantora brasileira está entre os mais importantes lançamentos do ano. Sem dúvida, imperdível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maysa - Ne Me Quitte Pas (tradução)

Ne Me Quitte Pas.
Não me Deixes (Tradução).

(Jacques Brel).

Não me deixes,
Não me deixes,
É preciso esquecer,
Tudo se pode esquecer
Que já para trás ficou.
Esquecer o tempo dos mal-entendidos
E o tempo perdido a querer saber como
Esquecer essas horas,
Que de tantos porquês,
Por vezes matavam a última felicidade.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.
Te oferecerei
Pérolas de chuva
Vindas de países
Onde nunca chove;
Escavarei a terra
Até depois da morte,
Para cobrir teu corpo
Com ouro, com luzes.
Criarei um país
Onde o amor será rei,
Onde o amor será lei
E você a rainha.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.
Te Inventarei
Palavras absurdas
Que você compreenderá;
Te falarei
Daqueles amantes
Que viram de novo
Seus corações ateados;
Te contarei
A história daquele rei,
Que morreu por não ter
Podido te conhecer.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.
Quantas vezes não se reacendeu o fogo
Do antigo vulcão
Que julgávamos velho?
Até há quem fale
De terras queimadas
A produzir mais trigo;
Que a melhor primavera
É quando a tarde cai,
Vê como o vermelho e o negro
Se casam
Para que o céu se inflame.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.
Não vou chorar mais,
Não vou falar mais,
Escondo-me aqui
Para te ver
Dançar e sorrir,
Para te ouvir
Cantar e rir.
Deixa-me ser a sombra da tua sombra,
A sombra da tua mão,
A sombra do teu cão.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.

Itajaí disse...

Sim, Cris. Bem lembrada a Ne me quitte pas, grande sucesso de Maysa. Obrigado.