terça-feira, 20 de março de 2007

Ubuntu Live CD



Taí a prova. O Ubuntu Linux em Live CD rodando perfeitamente em minha máquina e já com o acesso à internet habilitado. Importante ressaltar que esta não foi de fato uma instalação. Trata-se de uma execução do sistema operacional na memória RAM do PC à partir do CD do Ubuntu, numa configuração que chamamos de Live CD. Para instalar, teria que detonar meu HD inteiro ou particioná-lo para permitir a sobrevivência do Windows Vista, seus arquivos e aplicativos, o que não pretendo no momento. Qualquer um pode testar o Ubuntu desta maneira, desde que tenha no mínimo 256 mbytes de memória RAM. Se desejar instalar, basta que você tenha no mínimo 2 gbytes de espaço no disco rígido.
Vamos a algumas observações:

1) Processo de teste via Live Cd foi limpo, cristalino, sem nenhuma intervenção de minha parte, demorando cerca de no máximo 2 minutos. Após este curto período, já tinha o Ubuntu em pleno funcionamento;
2) Interface gráfica bela, agradável, com fontes bastante amigáveis, em uma excelente apresentação;
3) Navegador Mozilla Firefox em pleno funcionamento, com fontes de visualização web extremamente agradáveis;
4) Não ouvi nenhum som. Portanto é possível que minha placa de áudio tenha que ser instalada manualmente (o mesmo aconteceu com o Vista);
5) Placa de vídeo e monitor reconhecidos automaticamente e com excelente performance;
6) Pen Drive USB (utilizado para gravar a captura de tela da imagem acima) reconhecido sem problemas;

Dentro de meu perfil de usuário doméstico exigente, digamos, terei que "pedir ajuda aos universitários" para os seguintes problemas:

1) Como sincronizar os contatos de meu telefone celular Windows Mobile 5.0 Pocket PC Edition? No Windows XP, isso é feito através do ActiveSync. No Vista, através da Central de Sincronização.
2) Como sincronizar meu iPod?
3) Como habilitar minha placa de áudio Creative Audio 2 ZS?
4) Como fazer funcionar meu multifuncional EPSON CX 4900, com pleno funcionamento de seu leitor de cartões de memória e Scanner?
5) Como habilitar minha rede ethernet para "ver" os demais PCs da rede com windows?

Como se pode ver, muitas coisas ficaram sem funcionamento após a demonstração. Sei que para algumas delas existem soluções mas, imagino que para outras, não haverão. Sei também que a modalidade Live CD é limitada e que é interessante a instalação do SO no disco rígido para obter as soluções que faltam.
Vejamos então as respostas dos "universitários".

9 comentários:

Anônimo disse...

Flanar,
sou um desastre tecnológico e uso computadores apenas como máquinas de datilografia (ui!!!!) avançadas.
Mas, recebi hoje um e-mail de um amigo, informando que a Microsoft impregnou o Windows Vista de arquivos que impossibilitam determinadas operações, sob a justificativa de garantir direitos autorais.
Isso impediria coisas triviais como copiar um CD ou assistir um vídeo, mesmo que sejam cópias legalizadas.
Pode ser terrorismo puro, pode ser anti-propaganda dos aficcionados do Linux, mas vale uma consulta pra quem de direito.
Abraço.

Carlos Barretto  disse...

Verdade absoluta, bia. A isso, se chama DRM (Digital Rights Management) que é a política de Direitos Autorais da Microsoft em união com a indústria de entretenimento americana. Sobre isso, ASF é especialista e vou pedir a ele que complemente a informação.
Mas tenha em mente que é totalmente procedente a informação.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Desculpe mas acabei não lendo integralmente sua pergunta.
Cópías legalizadas NÃO apresentarão problemas, Bia. Possivelmente apenas as cópias ilegais. Devo dizer a vc que os mp3 que baixo estão sendo executados normalmente no Winamp.
Quanto aos detalhes, vamos aguardar a manifestação do ASF.
Bjs

ASF disse...

A primeira coisa que recomendo realmente é instalar a distribuição (o Ubuntu) no seu HD.

Só então será possível realizar cada uma das configurações solicitadas. O Live CD é limitado e serve somente para ter um ambiente de trabalho rápido, para testes e manutenção de sistemas já instalados ou para uma nova instalação.

É perfeitamente possível usar o Live CD para redimensionar uma partição existente no HD, que eventualmente ocupe todo o espaço do disco, mesmo que seja uma partição NTFS (sistema de arquivos do Windows).

Para realizar essa manobra basta utilizar um utilitário gráfico disponível no Live CD do Ubuntu, chamado Gparted.

Como é um procedimento potencialmente destrutivo recomendo o seguite:

1- Possuir um backup atualizado dos arquivos da partição que será redimensionada;
2- Se for uma partição de sistema Windows (FAT, VFAT, NTFS), realizar a defragmentação através de uma sessão do Windows antes de prosseguir;
3- Possuir espaço livre suficiente para o redimensionamento (o espaço que será liberado para a instalação do Ubuntu).

Como você é um usuário novato no Linux recomendo fortemente que realize esses procedimentos na companhia de alguém mais experiente para evitar dissabores.

Essa recomendação na verdade não tem relação direta com o Linux, é apenas uma precaução por se tratar de uma tarefa avançada e que pode ser realizada com as ferramentas certas em qualquer sistema operacional, inclusive o Windows.

A únida diferença importante é que usando Linux você contará com uma ferramenta confiável e totalmente gratúita para realizar o trabalho.

Se você não quiser se preocupar com isso reparticione seu HD. Reinstale o Windows (caso deseje dual-boot) e instale o Linux. Ou adicione um novo HD na sua máquina e instale o Linux.

Sempre instale o Linux após depois de instalar o Windows, isso é recomendável (mas não exigência) porque os instaladores do Linux são muito mais competentes e inteligentes do que o instalador do Windows que tem o péssimo hábito de apagar o setor de boot do HD inviabilizando a inicialização de qualquer outro sistema operacional instalado na sua máquina.

Depois que estiver com o Ubuntu instalado faremos um rápido diagnóstico para nos certificar de que todo o seu hardware foi corretamente reconhecido e configurado. Daí passaremos as configurações específicas para personalizar o ambiente para as suas necessidades.

Para finalizar me deixa explicar uma coisinha, o software livre gira em torno do trabalho e esforço colaborativo da comunidade formada por usuários, desenvolvedores e apoioadores (empresas e instituições). E como era de se esperar, para toda comunidade existe um conjunto de regras de conduta que devem ser observadas. Para a comunidade do software livre não poderia ser diferente.

Seguem algumas condutas que são vistas com bons olhos pela comunidade:

1- Experimente e compartilhes suas experiências com a comunidade;
2- Antes de perguntar como fazer alguma coisa certifique-se de já ter feito o seu dever de casa, ou seja, de ter pesquisado nas fontes usuais de consulta disponíveis, tais como: documentação do software, documentação on-line, fóruns, listas de discussão, tutoriais, livros, revistas e etc;
3- Não desanime diante de qualquer dificuldade pois é justamente buscando uma solução e experimentando que você realmente aprende sobre um determinado tema;
4- Você poderá contar com uma legião de pessoas sempre dispostas a ajudá-lo, mas seja elegante, antes de fazer uma pergunta certique-se de que ela realmente não foi respondida várias e várias antes. Certifique-se de que o procedimento para o qual você precisa de ajuda ainda não está bem documentado e facilmente acessível através da Internet.

São condutas bastante simples, são coerentes e permitem um convívio produtivo e harmonioso entre usuários de diferentes níveis de conhecimento! ;-)

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

ASF disse...

Isso depende exclusivamente do fato da Microsoft reconhecer que seu arquivo, CD, DVD, ou qualquer outro formato, é uma cópia legítima ou não! :-)

No caso de música, para uma gravadora ou banda que não tenha aceitado fazer uso do mecanismo de proteção usado pela Microsoft (pagar a ela por isso) você ficará impedida de executar aquele material, mesmo que você o tenha adquirido legalmente.

Isso pode até ocorrer com material antigo, anterior ao lançamento do Vista.

A sua única saída para esse caso será utilizar um outro sistema operacional ou adquirir (pagar) novamente pelo conteúdo que você já possui.

Traduzindo, mais complicação e problemas para o usuário.

Abraço,

ASF

Anônimo disse...

Meninos,
Adoro a tecnologia disponível para minha atividade profissional e para o lazer, pessoal.
Mas lembrei agora do meu diário de capa azul, com cadeado dourado, que era o tataravô do Blog.
Sei não. Sei não. O preço da modernidade é mesmo uma certa aporrinhação! Ou TPM - Tensão Pós Midiática ...rsrsrs...
Abração.

Anônimo disse...

Bia, minha amiga, esse é o "blog" no assunto. Estou encantada com eles.
Beijos, Cris Moreno

Carlos Barretto  disse...

Puxa meninas!
Assim, nós "encabulamos".
;-)

Anônimo disse...

Verdade, Cris. Esses meninos são ótimos! Abração pra eles, e procê também.