segunda-feira, 5 de março de 2007

Flanando pelo Google Earth


Palácio de La Moneda - Chile

Construído entre 1784 e 1812, este enorme palácio certamente abriga muito da história do Chile. Em 11 de setembro de 1973, Salvador Allende lá tentou inutilmente resistir ao golpe de estado comandado por Augusto Pinochet, que acabou por instalar uma das mais sanguinárias ditaduras da América Latina.
Bombardeado pela Força Aérea Chilena, incendiou-se levando inúmeros tesouros históricos entre os quais a Ata da Independência do Chile de 12 de fevereiro de 1818.

Latitude: 33°26'34.15"S
Longitude: 70°39'13.95"W

3 comentários:

Anônimo disse...

E esse palácio tem uma ligação muito estreita com o Brasil: é que o mesmo foi projetado no mesmo escritório de projetos onde o Brasil também tinha feito uma encomenda, lá em Londres.
O Chile encomendou um Palácio;
O Brasil encomendou o prédio da sua Casa da Moeda.
O navio que trouxe os projetos, para a América do Sul, trocou as encomendas: entregou o Palácio no Rio de Janeiro, que foi construido como sendo a Casa da Moeda, e o prédio da Casa da Moeda foi entregue em Santiago do Chile, onde foi construido como sendo o Palácio.
Não sei que nome recebeu o prédio da Casa da Moeda no Rio de Janeiro, mas o Palácio , depois de traduzido o título do projeto, que estava em inglês ficou sendo "La Moneda"!

Carlos Barretto  disse...

Puxa anônimo. Esta história é tão fantástica que gostaria realmente de ler mais a respeito. Vc por acaso teria alguma referência ou sugestão?

Anônimo disse...

Só sei de ouvir. Para os registros, não há dúvida que devem existir na Casa da Moeda do Brasil, ou no próprio Palácio do Chile.