sexta-feira, 2 de março de 2007

De boas intenções o inferno está cheio

O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, pede a governadora do Estado que isente do ICMS o combustível de aeronaves para estimular o turismo na região. Entretanto, quando lemos matérias publicadas na imprensa, que identificam o Brasil como um dos últimos no ranking turístico mundial, percebemos o quanto o assunto foi explorado nos últimos tempos por espertalhões, que, sem qualquer projeto consistente, terminam manipulando recursos para fins diversos do objetivo original.
Turistas em geral exigem, em primeiro lugar, conforto e segurança como premissas para decidirem visitar uma localidade. Esses dois fatores, após oito anos da canseira tucana almirista e jatenista, decididamente somos devedores. Logo, qualquer atitude isolada para estimular o turismo nestas plagas é inócua e, na melhor das hipóteses, possibilita apenas que se prostitua uma idéia para uso e benefício de alguns poucos.
O Estado do Pará, decerto, possui áreas excelentes para se tornarem rotas turísticas, mas torná-las realidade, com viabilidade para disputar mercado com destinos brasileiros já consagrados, requer projeto de médio e longo prazo que as insira na agenda turística do Brasil e promova principalmente o desenvolvimento local de suas comunidades. Não é outra lição que nos dão alguns estados do Nordeste brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o que está por trás da proposta do Dudú/Duciomar é garantir suas viagens para Brasília, caso seja cassado!

Yúdice Andrade disse...

Ei, Flanar, como assim, "Prefeito de Belém"? Desde quando Belém tem prefeito? Somos a terra do já teve, lembram?