segunda-feira, 23 de outubro de 2006

De Olhos Bem Fechados I

PHIL Image 5263
Os tucanos paraenses teimam em ver o mundo na perspectiva desalinhada de seus bicos. O caso da unidade ambulatorial da Rede SARAH é emblemático. Ao contrário do que alardeiam não é hospital, é ambulatório; depois, o Ministério da Saúde não tem nada com o fato dele não funcionar até hoje.
A Rede SARAH é uma organização privada sem fins lucrativos, administrada pela Associação das Pioneiras Sociais. Não compõe, portanto, a rede de hospitais sob administração do Ministério da Saúde, restrita apenas a alguns hospitais do Rio de Janeiro (Instituto Nacional do Câncer, Hospital Cardiológico de Laranjeiras) e de Porto Alegre (Grupo Hospitalar Conceição).
Ao contrário do que fazem crer, a Rede SARAH não recebe recursos advindos do número e da complexidade dos serviços prestados à população, como é o caso das instituições vinculadas ao SUS. O funcionamento da rede depende de recursos a serem previstos no Orçamento Geral da União, ou seja, para que a nova unidade paraense funcione o governo estadual tem de dar providências junto ao Ministério do Planejamento e da Fazenda.
Quanto a equipar a unidade ambulatorial, o governo do estado possui recursos para fazê-lo. Se, contudo, for o caso de poupar para construir a nova capital do estado, pode usar o estatuto das emendas parlamentares da bancada federal paraense, encerrando uma novela escrita para dar ibope em final de eleição.

Nenhum comentário: