segunda-feira, 3 de abril de 2006

Valores?

E o Repórter 70 deu agora para discutir valores.

Valores

San Thiago Dantas, ministro da Fazenda e das Relações Exteriores no desposto governo João Goulart, fez certa vez reflexão que se ajusta como uma luva à realidade da política brasileira atual. Ensinou ele: 'A crise dos valores morais, na atual conjuntura política, tem feito com que todos os padrões de segurança, honestidade, transparência e confiança sejam abalados, produzindo nas pessoas os efeitos perniciosos da baixa estima e da descrença nas instituições e nos homens públicos'. Ainda hoje, alguém discorda disso?


Não. Ninguém discorda disso. Só não acho que seja motivo para golpe militar. Mas para acionamento das instituições reguladoras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Além da tal transformação do Brasil em uma república anarco-sindicalista pelo Governo Goulart, essa estória de restaurar a moralidade pública foi usada como causa para a ação dos conspiradores civis e militares de 64.
Pois bem, com a cretina certeza de que melhor usavam a Lei quando o faziam contra o lombo adversário ou inimigo, todo mundo sabe como, onde e com quem terminou a moralidade pública no final dos governos militares.
Talvez não o saibam alguns fedelhos que na época, e depois dela, quando já feitos marmanjos, parecem distinguir a realidade da História do Brasil de suas realidades douradas a Big Brother Brasil.
A diferença com o ontem, portanto, é que hoje existe transparência administrativa e liberdade de imprensa, a ponto de se escancarar uma carteirada aeronáutica de um general e a quebra ilegal de sigilo bancário de uma testemunha por alta autoridade financeira federal, fatos que divulgados amplamente levaram tanto o general ao rídiculo quanto a demissão do Ministro da Fazenda.
Antes, ensina a história, a bandalheira ficava entre quatro paredes, fortemente protegida dos olhos da democracia, para uso e reuso exclusivo de apaniguados do regime e de seus sucedâneos, que hoje posam de "escandalizados" com tudo que se está vendo no Brasil, e não escondem os velhacos a saudade da "redentora".
A propósito do tema: o redator do Repórter 70 bem podia lustrar as suas preocupações com a moralidade pública,comentando matéria publicada domingo, no Diário do Pará, que notícia a "encrenca" federal em que estaria metido um dos donos d'O Liberal, obrigado a responder ao MPF onde aplicou dois milhões de reais da SUDAM, obtidos para financiamento de projeto inexistente até hoje no vizinho Estado do Amazonas.

Carlos Barretto  disse...

É exatamente isso, anônimo. Sob censura violenta, não existe avaliação correta, isenta e com credibilidade sobre os governantes.
Simplificando as coisas.