domingo, 9 de abril de 2006

Cerpa para todos


















E para quem não lembra, não sabe, ou lê "O Liberal" apenas, Augusto Barata explica o escândalo CERPASA:

O escândalo do propinoduto

A proposta de instalação da CPI teve origem na esteira de uma série de matérias publicadas pelo jornal “Diário do Pará”, entre 22 e 29 de maio de 2005, por mim assinadas, revelando o teor dos documentos que sustentam a denúncia feita pelo Ministério Público Federal revelando a teia de corrupção tecida por tucanos de farta plumagem no imbróglio que envolve a Cerpa (Cervejaria Paraense S/A ), fabricante da cerveja Cerpa. As matérias foram ilustradas com o fac-símile de cópias de alguns dos documentos anexados na ação.
A denúncia figura no inquérito 465/PA que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e revela que a cervejaria paraense, valendo-se de um caixa 2 – que vem a ser uma contabilidade clandestina, cujos valores não são declarados ao Fisco-, abasteceu a campanha do governador Simão Jatene nas eleições de 2002 com R$ 16,5 milhões. A contrapartida do tucanato foi conceder à Cerpa perdão e incentivos fiscais que chegaram a R$ 47 milhões.O propinoduto da Cerpa começou a regar a horta da corrupção tucana a partir do final do governo de Almir Gabriel (PSDB).

A denúncia do MP

No inquérito que tramita no STJ o governador Simão Jatene é acusado de corrupção passiva, juntamente com Francisco Sérgio Belich de Souza Leão, atual secretário especial de Governo; Teresa Luzia Mártires Coelho Cativo Rosa, atualmente secretária especial de Gestão; e Roberta Ferreira de Souza, na época secretária executiva da Fazenda, em exercício. Dono da Cerpa, Konrad Karl Seibel, também conhecido como “Alemão”, é acusado de corrupção ativa e falsidade ideológica.
O escândalo foi deflagrado a partir de uma inspeção do Ministério Público do Trabalho na Cerpa, realizada em agosto de 2004, que constatou não apenas fraudes trabalhistas, mas também uma relação de promiscuidade lesiva aos cofres públicos entre a cervejaria e o tucanato paraense.

Nenhum comentário: